Cerveja

Trigo Santo

02 janeiro 2017

Nenhum comentário

Conheça os principais tipos de cerveja

Apreciada desde a antiguidade, a cerveja tornou-se uma das bebidas mais consumidas do mundo. Seu preparo inclui água, amido e cereais maltados, como cevada e trigo. Certas receitas, levam ainda, fermento, lúpulo, frutas, ervas, entre outras plantas. A fermentação dos ingredientes transforma os açúcares em álcool e CO2.

Para não dar nenhuma bola fora quanto ao assunto, é interessante conhecer suas famílias, diferenciadas não só pelo processo de fermentação, mas também pelo aroma, cor, sabor, ingredientes etc.

Os três grupos são conhecidos como Ale (alta fermentação), Lager (baixa fermentação) e Lambic (fermentação espontânea).

Ales

Produzidas em altas temperaturas (entre 15ºC e 24ºC) durante, no máximo, cinco dias, as Ales são mais encorpadas e vigorosas, possuem gostos e aromas mais variados, além de terem uma maior variação na graduação alcóolica.

São diversos estilos e entre eles estão: Pale Ale, Porter, Stout, Weissbier (cervejas de trigo), India Pale Ale (IPA), Red Ale, Dubbel, Tripel, Golden Strong Ale, Witbier, entre outras.

Lagers

A fermentação das Lagers ocorre em temperaturas mais baixas (7ºC e 12ºC). São cervejas mais claras e leves, de sabor moderadamente amargo e graduação alcóolica entre 4 e 5%. É o tipo mais consumido em todo o mundo. Exemplos: Pilsen, Schwarzbier, Bock, entre outras.

Lambics

Originárias da região de Lambeek, na Bélgica, as do tipo Lambic são cervejas de fermentação espontânea, menos comuns e de preço elevado. Embora sejam feitas de trigo, não contêm leveduras, ficando a fermentação a cargo dos agentes naturais. Seu gosto é parecido com um vinho espumante e seus estilos possuem uma grande variedade de aromas. Exemplos: Faro, Geuze, Kriek, entre outras.

© Copyright 2016 Trigo Santo

Desenvolvido por Sakada Design

preloader