Vinho

Trigo Santo

20 janeiro 2017

Nenhum comentário

Como acontece a produção de vinho?

Transformar uva em vinho é uma atividade milenar. O Brasil produz mais de 240 milhões de litros da bebida e vem se aperfeiçoando e despontando cada vez mais na venda de vinhos tintos, brancos e rosés.

Para garantir um produto de qualidade é preciso levar em conta o solo, as condições climáticas, os métodos para cultivo, colheita, manipulação, armazenamento, além de outros fatores.

Se antes, em produções caseiras, macerava-se as uvas com os pés, hoje, equipamentos tecnológicos fazem a maior parte das etapas do processo.

Vamos conhecer as principais?

Cultivo:

O cultivo de videiras exige a análise minuciosa do solo, espaçamento específico para cada tipo de uva, rega periódica e controle de pragas.

Colheita:

O tempo de maturação para realizar a colheita, depende do tipo da uva e da região de cultivo. Ela deve ser realizada no tempo certo e de forma manual para garantir a máxima qualidade da uva. O acondicionamento deve ser feito em caixas adequadas para o transporte.

Esmagamento:

Hoje é feito em lugares mecanizados, com prensas que tem o nível de força regulada para tornar o vinho mais suave ou mais forte.

Maceração:

Ocorre a mistura de sucos, cascas e bagas que colaboram para deixar o vinho mais encorpado e com mais cor.

Fermentação:

A fermentação é parte fundamental do processo e é chamada de alcóolica, pois o açúcar das uvas se converte em álcool. A temperatura da fermentação, geralmente ocorre entre 25º C e 30º C para que haja a presença correta de microorganismos. Nesse processo, o contato com o ar é evitado.

Filtragem:

Necessária para a retirada de sedimentos que tornam o vinho turno, dessa forma, ele fica limpo e mais claro.

Envelhecimento:

O envelhecimento em barris, geralmente de carvalho, é essencial para o vinho encorpar, reduzir sua acidez e acentuar seu odor e sabor. O tempo varia de uva para uva, mas hoje, grande parte dos vinhos no mundo envelhecem por apenas dois anos.

Engarrafamento e rolhamento:

Máquinas especiais fazem o engarrafamento e rolhamento dos vinhos, evitando assim, possíveis oxidações e contaminações.

Principais características:

Vinho Tinto:

A casca dá a coloração tinta à bebida e quanto maior for o seu contato com o líquido, mais escuro e adstringente ele será. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas em geral.

Vinho Branco:

Ele pode ser obtido de uvas brancas, rosadas ou tintas, no entanto, o contato das cascas das uvas tintas com o líquido deve ser evitado no momento da fermentação. Ótima opção para acompanhar frutos do mar.

Vinho Rosé:

A coloração do vinho rosé pode ser atingida a partir de variedades de uvas tintas, envolvendo o misto dos processos de vinificação do tinto e do branco. Harmoniza muito bem com carnes magras grelhadas e massas.

preloader